sábado, 6 de novembro de 2010

Solidão...


Seria apenas essa uma única palavra? Letras que se formam apenas para definir o que seres humanos podem sentir? O que é realmente a solidão? O que é esse sentimento que vem nos corroer? Muitos poetas e escritores famosos comentaram tal sentimento ou escrevam grandes obras ou enfadonhos e negros poemas, mas no fundo apenas descreverem aquilo que sangrava seus corações. Será a solidão um único sentimento com milhares de significados, odores, dores, lágrimas e pensamentos diferentes? Ou simplesmente vários sentimentos com apenas um único significado? Shakeaspere escreveu: ``Se você se sente só, é porque ergueu muros em vez de pontes´´. O que eu posso tirar disso? Que simplesmente a solidão, o vazio, o negro abismo que me suga cada vez mais pro fundo, é fruto da minha própria culpa, e eu me pergunto. Em que maldito momento eu permitir que esse abismo se criasse em minha vida? Quando foi que o pequeno buraco negro em minha alma quase dilacerada se iniciou? Será que eu era tão cego para ver ou apenas imaturo demais para perceber? Como pode uma única frase solta fazer com que mais e mais perguntas sejam criadas com o intuito de apenas questionar o ser que me tornei. Eu percebo com esse pequeno trecho, de uma grande obra escrita por um escritor espetacular, o quão fraco eu fui e talvez ainda seja.

 

Meu mundo, minha vida... Eu tenho vergonha de mim mesmo por saber as respostas para acabar com toda a minha solidão, mas ser completamente incapaz de lutar por isso. Me pergunto se gosto da solidão em que me encontro e fico dividido. Solidão é terrível, se sentir sozinho e sem ter em quem se apoiar é como mergulhar no mar sem saber nadar e não ter ninguém por perto para pedir por ajudar. Porém a solidão te torna forte, afinal, se não tiver por quem chamar, você se vera obrigado a saber a nadar, ou morrer. Ao menos terá escolha.

 

Será que a solidão é realmente tão ruim assim? Clarisse Lispector escreveu: “Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.” Eu me alegro por saber que alguém se sentia forte na solidão, pois eu sou incapaz de me sentir assim, por mais fácil que seja não convier com as dores, eu percebi, talvez tarde demais, que as dores da vida são necessárias, e que se fugir delas acabará sozinho e amargo, impedirá que qualquer pessoa se aproxime de você e toque o sua alma.


Eu vejo as pessoas sorrindo e amando e paro para pensar. Quando eu serei amado? Quando eu vou amar novamente? Diferentes dores estão pelo mundo agora e muitas maiores que a minha, não me sinto orgulhoso por meu momento egoísta, mas agora tudo o que eu apenas preciso é ser amado e amar. É dividir alegrias, tristezas e ter alguém que possa enfrentar ao meu lado todas as adversidades da vida. Não quero algo eterno pois contos de fadas não existem,  quero apenas o presente, um tão bonito para que possa ser lembrado com felicidade e não com lágrimas enegrecidas pela noite solitária.

Renato Vasconcellos

2 comentários:

  1. É cortante, é destruidor, tão corrosivo quanto um ácido ou tão cruel quanto qualquer dor. Pq diminuí-la? Só cada um o quão ruim é sua dor. Ninguém gosta de sofrer, já dizem. Outros podem valorizar seus problemas, mas é o momento de cada um. Não sou a melhor pessoa pra falar de discursos "postivos". Por diversos momentos desisti de tudo... mas por emdo ou falta de sorte, nunca aconteceu nada pior.

    Mas a vida passa... o tempo passa, as coisas não melhoram quando não há movimento.Ou quando há o movimento errado. O maior erro é buscar... buscar desesperadamente te trarão mais desespero. Deixa acontecer, não procure, que a vida reserva algo para cada um. Apenas siga o seu guia, a sua mente é o maior mestre, a vida não se define pelo amor de casal. A vida se define pelo amor... e este se estende há mtos horizontes tão belos e satisfatórios do que uma noite na cama. Hoje vende-se uma ideologia de felicidade estabelecida entre o dinheiro farto e quantidade de sexo. Adotamos apdrões, mesmo quando afirmamos não fazê-lo.. já se tornou inerente.

    Quando os valores e principios retornarem a ser o principal caminho, as coisas ficarão mais simples. Sim, conto de fadas, pq não? Quem disse que não existe... Não existe pq temos medo, somos inseguros. Mas ainda assim, se jogar de cabeça não é ser idiota, ou dizer que não temos medo ou isnegurança. Apenas sabemos conviver com a intensidade e a sinceridade. Talvez esses dois sentimentos ajudem ao amor e a felicidade de alguém. Depende de como vc se canaliza na vida. Depois de tanto tempo eu me joguei de cabeça e estou feliz, muito feliz. Encontrei a melhor pessoa pra mim, no momento.. e juntos vamos reinventar os momentos de felicidade, até o fim da vida, se ele existir.

    Reinvente, ame, seja sincero, se entregue.. não tema se machucar e ser intenso. Só quando o pássaro ousa saltar do abismo é que ele consegue aprender a voar...

    ResponderExcluir